sexta-feira, 31 de julho de 2020

DEZ MANDAMENTOS. TRÊS PILARES DA ÁRVORE DA VIDA


Os X Mandamentos caracterizam-se por Oito Nãos e dois Sins: Guardar o Sabbath (4º Mandamento); e Honrar Pai e Mãe (5º Mandamento), relacionado com a preservação e transmissão das Três Sabedorias Divinas. Os dois Sins ou duas Mãos (A. da Vida como corpo humano), Asas protectoras dos Anjos são: viver como morada de Deus (Sabbath) e Honrar os Pais Divinos, sendo pais analógicos. O 1º Mandamento – não terás outros deuses... é igual ao Pai Nosso que estais nos céus, à Contemplação do Eterno do Senhor Buddha, à Libertação de Shankârâchârya do Jñâna Yoga, ao Amor Divino, etc. Ao comparar os Dez Mandamentos, Pai Nosso, Caminho dos Oito Passos, Jñâna Yoga de Shankârâchârya vê.
Na primeira fase, predominam na mente as forças do temor e tremor de Deus, resultantes do mergulhar no mental e na matéria; e, numa segunda fase, emergem as forças de libertação, do amor e compaixão. Antes de terminar o ciclo de confinamento no mental e na matéria, não é possível inverter o processo. Para os que descem foram dados os Dez Mandamentos. Gén. 3:24, descreve a força de Queda na Matéria. Outra perspectiva é a complementaridade das colunas laterais: Não fazer imagens pessoais, para si ou para o grupo, não dar uma representação diferente da imagem Divina, porque isso determina a separatividade e impede a Ascensão para o Divino, que é o objectivo último da Evolução. Ser educado para o Desígnio Divino, para Deus Nosso Senhor, o Eu Superior, é estabelecer a união entre os dois mundos do Homem Evolutivo que nos livra do erro da separatividade. No outro pólo – não invocar o Santo Nome de Deus é não usar o poder da Qualidade Divina, excepto, para aquilo que ele é, a instituição do Bem na Terra.
No nível seguinte da A. da Vida, Guardar o Sabbath é compreender que os seis Reino da Natureza abaixo do Homem são destinados à formação do Eu individual e por isso todo o esforço é dirigido à Individualização. Porém, no Homem, completada a sua formação (cujo equilíbrio foi alcançado na 5ª Raça, a Ariana, que completou o desenvolvimento dos cinco sentidos, um por cada Raça), é o Dia do Repouso do Senhor que é não trabalhar para a Individualização mas para a Unidade Divina e toda a acção deixa de ser volição individual (de desejos e afectos, emoções) e passa a ser a Vontade Divina que em nós habita, a Centelha Divina. Honrar Pai e Mãe é uma relação com os Pais Divinos, os Aspectos Consciência e Matéria, que deviam ser reflectidos pelos pais biológicos.
A falta de honra em relação aos Pais, que o Ocidental perdeu e a Psicologia agravou com a história dos complexos de Édipo deram mau resultado. Não porque isso não exista no inconsciente, como Freud verificou, mas porque é uma regressão ao animal, uma degradação do ser humano. Em questões tão fundamentais para a Vida, é necessário ser muito cuidadoso na forma de colocar os problemas! Guardar o Sabbath é o mesmo que preservar o espelho de Afrodite, isto é reflectir o superior no inferior pois - assim como é em cima é em baixo e o contrário.
No Mundo Temporal, o 3º nível, o binómio não adultério e não roubo, significa não colocar o outro em situação de aumento de desejos, prisão à sensualidade do eu inferior, nem mutilar as suas capacidades evolutivas, as serpentes de conhecimento, dando-lhe «falsas imagens». Os complexos evolutivos despertam quando se atinge o seu Ponto Crítico. A analogia é os estados da matéria, pois de substâncias se trata: o abaixamento da temperatura só transforma água líquida em gelo sólido quando se alcança o ponto crítico de congelação; e só passa de líquido a vapor quando a temperatura sobe ao ponto crítico de ebulição. Assim é o despertar do 6º Homo racial na definição da Religião-Ciência. Se puder alcançar o patamar racial prosseguirá a Evolução, se não alcançar... é uma grande desgraça individual, com elevados custos colectivos.

Sem comentários:

Enviar um comentário