quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

Ponto Crítico de mudança de estado. Há horas marcadas

A Lei do «olho por olho», ou Karma Nemesis, age assim se dirigida para baixo; liberta se orientada para cima. Quem aproveitar as boas oportunidades salva-se; quem as orientar no mau sentido, autodestrói-se. Bem-vindos os tempos em que alguns, que aspiram a viver em sociedades justas, podem aprender a ser Homens! Queremos resolver tudo com mais dinheiro, até a incapacidade para a Sabedoria. Há toda a vantagem em sensibilizar e criar consensos esclarecidos sobre o tipo de dificuldades que temos de vencer, desde a Ecologia ao Terrorismo e Criminalidade e as soluções a longo prazo da Religião-Ciência.

Não há cura para a guerra, pobreza, criminalidade enquanto eu mesmo, e na minha família, não aprender a ter um comportamento amistoso, fraterno, justo, verdadeiro. Eu sou o princípio de todas as transformações. Se não resolver o problema em mim, não há solução. Para se compreender de modo científico a Lei do Karma, os que dominam a área da Física dizem que, em certo sentido, a Lei do Karma regula a relação existente entre Matéria e Energia, ou, e aqui é um pouco mais difícil de ver, entre Passado e Futuro. Esta relação tem de ser constante e igual a 1 – o factor ómega. Na Natureza nada se perde e nada se cria tudo se transforma (Lavoisier). (Factor Ómega Cap. 1).

O Passado representa a Matéria Temporal, o já feito. O Futuro representa a Energia Espiritual, o Futuro. Qualquer Libertação do Karma só pode ser realizada em quem puder reflectir o Espiritual no Temporal. Isto é muito importante quando pensarem em absolvições, alívio do nosso sofrimento, etc., não esqueçam que é tão possível redimir o Karma do Passado pelo Futuro, como converter Matéria em Energia, segundo a célebre relação de Einstein: E = m. c2. Não é só querer é poder fazer. Na 6ª Raça haverá altos níveis de Energia para produzir as transformações necessárias, ela cresce em vós e pode actuar - como energia de desenvolvimento, ou como a «bomba atómica» da personalidade.

Há desconfiança na Verdade, incapacidade de a ver no ensino e uma forma repressiva de a procurar nos experientes, os Mestres de Sabedoria. Por falta dela, podem contestar que a Sabedoria dos Mestres seja a via Justa de investigar. Aquilo que nos faz ter de repetir o sofrimento, vidas após vidas, que deveriam ser felizes e não são, põe a questão de saber os quatro enigmas sobre a infelicidade da Vida: a causa; a formação; se há Libertação do sofrimento; e um Método de Libertação. Está ao nossa alcance entender a vida pelo lado da Ciência com Compaixão (de Buddha) ou não querer ver. Dominar os karmas é dominar a Morte. ([i])

«Karma existe a partir de e na Eternidade, porque é, ele mesmo, a Eternidade; e como tal, uma vez que nenhum acto pode ser co-igual à Eternidade, não se pode dizer que seja acto, mas sim a própria acção. Ele não é a onda que afoga um Homem, foi a acção pessoal do náufrago que, de modo deliberado, se colocou a si mesmo sob a acção impessoal das leis que governam o movimento dos Oceanos.» «Karma nada cria, nem determina. É o Homem que planeia e cria causas e a Lei do Karma ajusta-lhes os efeitos; ora o ajustamento não é um acto, mas a harmonia universal, que tende a retomar a posição original, como um arco que vergado com demasiada força, volta ao lugar com uma força equivalente. Se fizer uma luxação do braço ao tentar dobrar o arco a partir da sua posição natural, poderíamos nós dizer que foi o arco que nos partiu o braço, ou foi a nossa loucura que nos trouxe o incómodo? Karma nunca intentou destruir a liberdade intelectual e individual, como o Deus inventado pelos Monoteístas. Ele não rodeou os seus decretos em escuridão, de propósito; nem pune aquele que ousa escrutinar os seus mistérios. Pelo contrário, aquele que, pelo estudo e meditação, desvelar os seus intrincados caminhos e ilumina esses caminhos obscuros, nos rodopios de ventos pelos quais tantos homens perecem, devido à sua ignorância sobre o labirinto da vida, está a trabalhar para o bem dos seus companheiros.»

Texto da Doutrina Secreta, de HPB.

Sobre a distinção entre Karma como Lei universal de todos os Planos e Karma-Nemesis o Karma relacionado com a Qualidade, no Mundo Temporal. A Lei do Karma é uma lei de guerra, a luta entre o Bem e o Mal, luta de Nemesis, e a vitória final do Bem, assegurada. O modo de sair do campo de batalha entre o Bem e o Mal é pela qualidade Divina do Ser que permite “perdoar as suas faltas (ao inferior) e não mais me lembrarei dos seus pecados.” Jerem. 31

Depois de Jesus-Cristo, há uma transformação Cósmica, importante no Caminho de Ascensão: deixámos de nascer sob a influência dos Anjos da Sombra e passámos a nascer sob a influência dos Anjos da Luz ou da Ascensão. É crescente a difusão dos cultos a Nossa Senhora, na Geografia Sagrada da Península.. Recordo que Nossa Senhora representa o aspecto Sofia no pólo da Compaixão ou masculino. Quando na profecia se diz que “a religião do nome dos mares vencerá”, fala-se de Maria, da Mulher, Sofia, Sabedoria de Ciência.

Uma das correntes Gnósticas dos primeiros tempos da Cristandade, perseguida, como todas as outras, pelo poder político, foi o Nestorianismo. O Bispo Nestorius (380-452), pregador em Antioquia e nomeado Bispo de Constantinopla em 428, não aceitou a Virgem Maria, mãe de Jesus, como Teotókos, a Mãe de Deus. Quando muito seria a “mãe de um deus” ou “mãe de deuses”.

Para evitar a confusão entre o nascimento de um deus e o 2º Aspecto da Trindade de que Ele era representante, foi considerada a vantagem em apresentar Maria como Christotókus, mãe de Cristo ou de Jesus, o veículo usado por Cristo. Por necessidade e garantia do”poder político da expansão religiosa”, que não da Verdade, os primeiros cristãos acreditaram na vida de Cristo como uma excepção à Lei, e não um facto decorrente da própria evolução da Vida. É diferente considerar Cristo um Homem feito deus num passado distante (idêntico a qualquer Homem) e agora presente à Humanidade como deus que é, ou considerá-lo Deus que por “acidente” se fez Homem. Num caso, é aceitar o Rigor da Lei, no outro é gerar as condições para o milagre, para a excepção.

O Cristianismo precisava de milagres, e Nestorius, Bispo de Constantinopla, foi condenado no Concílio de Éfeso e banido para o Egipto. O Leste da Europa não abandonou as suas doutrinas e sobre elas fundaram um Cristianismo Oriental. Começou aí a ruptura do Leste com o Catolicismo mais politizado do Ocidente. Afinal, nem uns nem outros compreenderam a verdadeira natureza de Jesus-Cristo.

A mulher pode ser muito importante na gestação do futuro Homem divino, como Christotókus, geradora de «Cristos» do futuro, «filhos do coração» capazes de revelarem a sua natureza essencial, e não de homens-animais, filhos das coxas sem acesso à sua verdadeira identidade. Ela tem de os gerar e exercer uma função terapêutica da vida pelo Efeito de Asa (curador e protector, uma palavra-símbolo importante do Cristianismo): impedir o crescimento de maus hábitos consolidados e favorecer o despertar das boas qualidades.

Para realizar tão importante e difícil função, a mulher tem de ser educada para desenvolver uma das suas características ligadas à condição feminina: a capacidade intuitiva capaz de ver o divino no seu filho, e não o animal que lhe querem impingir. Geradora de um deus e não de um macaco - Christotókus e não pitecotókus, uma aberração inventada pela Ciência que ignora os outros Planos.

Para a natividade de Grandes Seres temos de educar primeiro as Grandes Mães e evitar a todo o custo a descaracterização da mulher pela falsa igualdade dos sexos. O facto de ter havido o recurso a um Grande Deva (Anjo) para servir de Mãe, quando o actual Mestre Jesus e o Senhor Cristo, o Instrutor mundial dos homens (conjuntamente) se manifestaram à Humanidade, talvez signifique a impossibilidade de a encontrarem na família humana Ocidental. Usaram um veículo especial, um corpo utilizado por Buddha, ao menos em certos momentos da intervenção d”Eles, no qual participaram Devas e Homens Divinos, para um acontecimento que iria mudar a sorte da Humanidade.

Buddha, o deus mais elevado da nossa humanidade, não dispensou que o seu corpo fosse formado pelos átomos-permanentes de todos os Seres Perfeitos, para que o Todo pudesse estar representado, no próprio Mundo Temporal. Maria é considerada, acertadamente, como um Anjo e Rainha de Anjos. Não nasce uma criança sem a Sua Presença É indigno confundir este Grande Ser Divino com uma mulher vulgar, tema controverso da actual literatura erosiva da Religião, escrita por intelectuais espiritualmente cegos.



[i]     Daniel Béresniak. Judeus e Franco-Maçons. Ed. Pergaminho. 

Sem comentários:

Enviar um comentário