terça-feira, 23 de junho de 2020

Cristo manifestou-se através de vários Discípulos que vivem n’Ele


A vinda de Cristo através de Discípulos representou um alargamento do acesso ao Mundo Espiritual revelado no símbolo de João, Graça de Deus. Um número significativo de homens avançados alcançaram a perfeição humana nos séculos seguintes, e foram admitidos na Hierarquia de Compaixão, a começar pelo próprio Mestre Jesus, aceite na Ordem de Melquisedeque (Melleck Tzedeck, do Rei dos Justos, Rei do Mundo), disse S. Paulo, que foi mandado fundar a Igreja Cristã, Igreja de Sofia. A chave está no Ev. de Tomé: «no tempo em que éreis um, tornaste-vos dois, mas uma vez que vos tornastes dois, o que fareis?» A resposta é: se tive de me tornar dois para poder evoluir e ser ciente de mim mesmo, completada esta Evolução, voltarei a ser Um, o Andrógino Divino. Colocada a humanidade no primeiro degrau da Reunificação, passou a haver uma guerra santa entre os que descem e os que sobem. Eles têm caminhos opostos.
Os Cristãos de S. Tomé praticavam um Cristianismo mais Esotérico dos movimentos Gnósticos, de regra Joanina. ([i]) Cristo está em nós, está em Pitágoras, está em Jesus, está em Apolónio, está em todos os que o sabem revelar. Recordar o holocausto de 6 milhões de judeus, assassinados pelo Nazismo, vencido no sXX, e não o comparar, por exemplo, ao holocausto de 9 milhões de mulheres inocentes, acusadas de bruxaria, e queimadas pelos religiosos, no sXVII, é usar duas medidas para a justiça. Enfraquecer a Religião e pulverizá-la em seitas e credos divergentes, afasta o Homo do caminho da Religião-Ciência. As vítimas não procuram a Verdade desejam um abrigo afectivo. F. Pessoa disse bem certo: «no V Império haverá a reunião das duas forças separadas... lado esquerdo da Ciência, lado direito da intuição.»
A Grande Obra que Cristo está a realizar é inverter o sentido da Evolução, da Queda na Matéria para a Ascensão no Espírito. É para toda a humanidade e se os cristãos não souberem a Missão de Cristo não são dignos de ser cristãos. O cristianismo da cegueira afeiçoada, como se dizia nos tempos da Filosofia do Dever Joanina, é uma grande punição. Não lancem ao mundo os não educados, sem capacidade para seguir as pegadas espirituais do Ser. Sei a Ciência Espiritual dos Mestres. Onde estão os poucos que a podem ver e ouvir?
Quem não conseguir ultrapassar o nível do Mental, as Leis dos Mundos Espiritual são inactivas para ele. Por exemplo: não faz sentido falar da Graça de Deus, ou perdão dos pecados, para um Homo pouco desenvolvido; ele não é capaz de ascender a esse nível e vai tragar as suas próprias fezes, para usar a simbologia Bíblica do Karma Nemesis. Os ”espirituais” empenham-se em fazer missionarismo partindo do pressuposto que a mudança superficial de ideias altera o comportamento. Mudança de ideias e de Substâncias é o mesmo fenómeno evolutivo. O objectivo é despertar os dez talentos da mente, os dez talentos da parábola Bíblica.


[i]     Mircea Eliade. Aspectos do Mito. Ed. 70. História das Crenças e Idéias Religiosas Ed. Zahar, Trad. Brasil. Três Tomos

Sem comentários:

Enviar um comentário