ABEL e CAIM
“O que chamamos
Vontade nas regiões superiores da Existência reflecte-se como Desejo nos mundos
inferiores. (…) A Vontade é um sentimento claramente determinado pelo Ser; o
desejo, pelo contrário, resulta da atracção que exerce na psique do indivíduo a
percepção dos objectos exteriores.” A. Besant.
As distinções de A. Besant servem para definir o Homo
Espiritual, do Homo de Desejos. O Homo Evolutivo é a integração dos
dois Triângulos; não é só o triângulo inferior temporal das personalidades do
Homo comum. Se a força religiosa for usada no mau sentido, a analogia
entre Espiritual e Temporal é deformada.
Os Três Aspectos da Trindade são um Triângulo a imagem que legitima a
representação do Divino.
O conflito da mente fica bem expresso na imagem dos dois Triângulos entrelaçados
do Homo evolutivo! Aqui os separamos lado a lado para ver como os aspectos
superiores se reflectem nos inferiores, o Espiritual no Temporal.
O Triângulo diz que a Trindade não pode ser separada. O
exterior e o interior têm de ser integrados. Uma representação geométrica de
triângulos mostra como o inferior é reflexo do Real. No futuro, uma política
que não parta de Princípios Científicos, Filosóficos, Religiosos universais é contrária
à Evolução humana.
O Homo sendo filho de Deus, filho do Altíssimo, tudo o que quiser fazer
tem de ser dentro das Leis e Ordenações Divinas é possível. O Homem é o
espelho de Cristo, pode reflectir a Luz Divina e salvar-se ou reflectir
trevas e matar-se. O Homem é uma Trilogia e está preso no conflito entre o Desejo (amor) de ser livre e a Incapacidade de ser. O materialismo
científico é absurdo pelas mesmas razões religiosas. A Ciência Verdadeira é Espiritualista,
da Força Divina que Manifesta a Vida, das medidas
rigorosas de Deus. O que surpreende é a Sentimento ser ao mesmo tempo uma
Grande Emoção e uma Força Imparável. Estude a Renascença I, Clássica, 1405-1482, do século XV. Quando
entrámos na Renascença Romântica, 1482-1559,
vemos acabar o Tempo glorioso. Volte a estudar a História Holista ou Integral na
perspectiva dos dois triângulos da Dra. Annie Besant que ajudam a compreender.
NA
EVOLUÇÃO, OS DOIS TRIÂNGULOS SE INTEGRAM
“Saber dizer e fazer aquilo que é agradável aos deuses,
diz Platão, é nisto que consiste a santidade, é isto que salva a família e
as cidades; o contrário disto é a impiedade que tudo convulsiona e destrói”, como a sociedade Portuguesa actual mostra,
hum Povo excepcional que foi sensível às necessidades Humanas.
A Libertação Humana e não Liberdades políticas levam à
Ressurreição Divina do Homo Filho-de-Deus. A representação da Mente no Mundo
Espiritual e no Mundo Temporal mostra como as duas Realidades se exprimem de
modo distinto em cima e em baixo e o Significado das Obediência do Superior no
Mundo inferior. Se os Desejos não reflectirem o Seja Feita a Vossa Vontade
estamos metidos em grandes trabalhos pela incapacidade dos Desejos responderem
aos Poderes Divinos. Quando lhe disserem que as Volições dos muitos Desejos
explicam a falta de Temperança no Homo subdesenvolvido, começa a compreender
que sempre que votar por Desejos Egoístas contra os Deveres Éticos está a
escolher o Caminho de sofrimento e incapacidade de revelar o Divino que em si
habita e, como disse Darwin, está «animalizado», regrediu. A tese de Darwin
parecendo científica auto-suficiente é social e política: podemos reunir uma base
de dados experimental que a condena; não se fala deles porque o
darwinismo é um suporte da ditadura do proletariado e das revoluções
sociais proletárias, dos sem Deus. O «social» é um modo de não resolver
as grandes assimetrias de comportamentos entre os Filhos-de-Deus e os Filhos do
Tempo sem Deus que os Ocidentais conspurcaram com doutrinas irrealistas que condenam
a revelação do Homo Espiritual.
Darwin foi o primeiro a reconhecer que a Evolução baseada em
factos experimentais, por ter sido feita segundo os critérios mal formulados do
Cientismo, é uma fonte de dificuldades e problemas sociais. Ele foi impedido
pelo «sistema» de reinterpretar os seus dados científicos. O homem que tinha
sido candidato a teólogo acabou por ficar separado da sua Alma Espiritual, com
agravamento da doença bipolar, como agora se diz. Ler o livro proibido de
Darwin: The Descent of Man (1871), a Filosofia contrária à Origem
das Espécies (1859) são 12 anos de angústia de um cientista verdadeiro,
que foi «abusado» pelo sistema político emergente. Passado mais de 150 anos
ainda é psicologicamente impossível «salvar Darwin» dos desmandos do poder
político.
Humberto Álvares da Costa (Médico)
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