quarta-feira, 24 de outubro de 2012

EGO SUPERIOR E EGO INFERIOR


ABEL e CAIM


“O que chamamos Vontade nas regiões superiores da Existência reflecte-se como Desejo nos mundos inferiores. (…) A Vontade é um sentimento claramente determinado pelo Ser; o desejo, pelo contrário, resulta da atracção que exerce na psique do indivíduo a percepção dos objectos exteriores.” A. Besant.

As distinções de A. Besant servem para definir o Homo Espiritual, do Homo de Desejos. O Homo Evolutivo é a integração dos dois Triângulos; não é só o triângulo inferior temporal das personalidades do Homo comum. Se a força religiosa for usada no mau sentido, a analogia entre Espiritual e Temporal é deformada.

Os Três Aspectos da Trindade são um Triângulo a imagem que legitima a representação do Divino. O conflito da mente fica bem expresso na imagem dos dois Triângulos entrelaçados do Homo evolutivo! Aqui os separamos lado a lado para ver como os aspectos superiores se reflectem nos inferiores, o Espiritual no Temporal.

O Triângulo diz que a Trindade não pode ser separada. O exterior e o interior têm de ser integrados. Uma representação geométrica de triângulos mostra como o inferior é reflexo do Real. No futuro, uma política que não parta de Princípios Científicos, Filosóficos, Religiosos universais é contrária à Evolução humana.

O Homo sendo filho de Deus, filho do Altíssimo, tudo o que quiser fazer tem de ser dentro das Leis e Ordenações Divinas é possível. O Homem é o espelho de Cristo, pode reflectir a Luz Divina e salvar-se ou reflectir trevas e matar-se. O Homem é uma Trilogia e está preso no conflito entre o Desejo (amor) de ser livre e a Incapacidade de ser. O materialismo científico é absurdo pelas mesmas razões religiosas. A Ciência Verdadeira é Espiritualista, da Força Divina que Manifesta a Vida, das medidas rigorosas de Deus. O que surpreende é a Sentimento ser ao mesmo tempo uma Grande Emoção e uma Força Imparável. Estude a Renascença I, Clássica, 1405-1482, do século XV. Quando entrámos na Renascença Romântica, 1482-1559, vemos acabar o Tempo glorioso. Volte a estudar a História Holista ou Integral na perspectiva dos dois triângulos da Dra. Annie Besant que ajudam a compreender.

NA EVOLUÇÃO, OS DOIS TRIÂNGULOS SE INTEGRAM


“Ora, o que no Espiritual é Vontade manifesta-se pois como Desejo na alma (temporal). Podeis assim representar (o temporal) pela enumeração dos seus três atributos: o Mental com todos os seus poderes; a Emoção raiz do Amor; o Desejo reflexão inferior da Vontade, princípio determinante.” A. Besant.


“Saber dizer e fazer aquilo que é agradável aos deuses, diz Platão, é nisto que consiste a santidade, é isto que salva a família e as cidades; o contrário disto é a impiedade que tudo convulsiona e destrói”, como a sociedade Portuguesa actual mostra, hum Povo excepcional que foi sensível às necessidades Humanas.

A Libertação Humana e não Liberdades políticas levam à Ressurreição Divina do Homo Filho-de-Deus. A representação da Mente no Mundo Espiritual e no Mundo Temporal mostra como as duas Realidades se exprimem de modo distinto em cima e em baixo e o Significado das Obediência do Superior no Mundo inferior. Se os Desejos não reflectirem o Seja Feita a Vossa Vontade estamos metidos em grandes trabalhos pela incapacidade dos Desejos responderem aos Poderes Divinos. Quando lhe disserem que as Volições dos muitos Desejos explicam a falta de Temperança no Homo subdesenvolvido, começa a compreender que sempre que votar por Desejos Egoístas contra os Deveres Éticos está a escolher o Caminho de sofrimento e incapacidade de revelar o Divino que em si habita e, como disse Darwin, está «animalizado», regrediu. A tese de Darwin parecendo científica auto-suficiente é social e política: podemos reunir uma base de dados experimental que a condena; não se fala deles porque o darwinismo é um suporte da ditadura do proletariado e das revoluções sociais proletárias, dos sem Deus. O «social» é um modo de não resolver as grandes assimetrias de comportamentos entre os Filhos-de-Deus e os Filhos do Tempo sem Deus que os Ocidentais conspurcaram com doutrinas irrealistas que condenam a revelação do Homo Espiritual.

Darwin foi o primeiro a reconhecer que a Evolução baseada em factos experimentais, por ter sido feita segundo os critérios mal formulados do Cientismo, é uma fonte de dificuldades e problemas sociais. Ele foi impedido pelo «sistema» de reinterpretar os seus dados científicos. O homem que tinha sido candidato a teólogo acabou por ficar separado da sua Alma Espiritual, com agravamento da doença bipolar, como agora se diz. Ler o livro proibido de Darwin: The Descent of Man (1871), a Filosofia contrária à Origem das Espécies (1859) são 12 anos de angústia de um cientista verdadeiro, que foi «abusado» pelo sistema político emergente. Passado mais de 150 anos ainda é psicologicamente impossível «salvar Darwin» dos desmandos do poder político.

Humberto Álvares da Costa (Médico)

Sem comentários:

Enviar um comentário