A Educação das pessoas que tinham
uma tradição familiar educativa era esmerada no tempo em que nasci. Ninguém
conhecia as Leis Divinas que nos regem, logo, não havia Ciência, mas havia uma
elevada Educação transmitida por Provérbios, normas de vida. Cada conselho era justificado
na tradição e recebido solenemente. Os provérbios eram razão suficiente de
Sabedoria. Eram centenas e havia uma justificação Educativa sacralizada. Não se
falava em Leis mas em Costumes, Moral,
Ética, os melhores por Estética. O
estudo filosófico e religioso da Educação foi ensinado aos Hinduístas. Partilhei
o tema do Gitâ de Sabedoria Divina da Fraternidade de Krishna enviado pelo
nosso «irmão» Cavaco Nunes mas não recomendei que anotassem que a representação
de Krishna ou Cristo é de corpo azul, quando a 3ª Raça recebeu os Deuses de
Vénus. Dizer não chega, ver sim.
Cristo é Divino alcançado na
Evolução da Terra, mas aqui equiparado aos deuses vindos de Vénus. É um Ser
muito poderoso. Embora existam Sete Qualidades Divinas, o Homo evolutivo do
Espírito-Santo é de Cinco Quinas. Quem for do 1º e 2º Raio terá de mudar de
Raio para chegar à Humanidade sem risco. Cristo chama-se Jesus-Cristo porque
Cristo teve de mudar para o 6º Raio de Jesus, para o Poder do 2º Raio não ser
exagerado. O rei D. João I que parece ser do 1º Raio, para intervir teve de
mudar para o 3º Raio do Espírito-Santo para cumprir a sua missão, como está
representado no Políptico de Avis. O Ciclo aonde nasceu foi do 5º Raio 1328-1636.
A cor da 3ª Raça-raiz também foi de humanos azuis até os actos infelizes a
fizeram perder a Sabedoria e ficar negra. Todos fomos responsáveis não tanto
pelo que fizemos mas deixámos fazer. A 2ª Raça Quântica correspondeu ao 2º
Raio, formas de vida para desenvolver o Tacto. Também os humanos quânticos
tiveram mais pares de braços, como os polvos, lulas, aranhas. Todos os factos
são importantes para saber, desde que saiba integralmente.
As escolas primárias de ler, escrever, contar, de Educação só
falavam na Disciplina que era ditatorialmente imposta segundo a tradição que
funcionava na base de castigos corporais. Um comportamento incorrecto era
castigado. Para os professores da República as malfeitorias não curavam sem castigos.
Os professores com mentes alteradas tinham um meio ditatorial de ensinar e os
castigos eram um abuso de sevícias de marcar a alma como o gado com ferro em
brasa. Os alunos sentiam os professores como seus apoderados. Os que contestaram a ditadura republicana rejeitaram os
castigos. Deste modo a Educação passou a nominal, sem Religião. Só recentemente
fiquei ciente que as X Ordenações Divinas devem servir para ensinar o
Conhecimento e a Educação, as Leis da Matéria são também Leis das Substâncias dos nossos corpos biológicos
e quânticos. Aceite a Ciência e História Holista.
Há diferença entre Matéria e
Substâncias ou matéria viva dos nossos corpos Quânticos e atómico, biológico.
Estes documentos auxiliares do estudo das Leis Divinas deviam ser escolares.
Qualquer exposição das X Ordenações Divinas serve para definir as Leis no seu
paradigma que é a Árvore da Vida. Porém, valorizei muito a passagem que o rei
D. João I fez das Ordenações para Sentenças apostólicas através das 12 Casas
Zodiacais. Esta passagem se traduziu na 4ª Bandeira para anunciar o tempo em
que se passou do Caminho dos Oito Passos ou castelos, mães de água, de D- Afonso III, para as Doze Casas do Horóscopo
Natal, da cruz-de-Lis de D. João I. Pude dar as Doze qualidades apostólicas,
uma por cada mês do calendário Cristão que no tempo do Império Romano tinha 10
meses e foi acrescentado de dois meses Julho e Agosto, quando o tempo se
relacionou com as Doze Pétalas do Coração. Ao ouvirem a constante denúncia das
atrocidades cometidas pela Igreja do Imperador Constantino, um péssimo
representante do Império Romano na sua decadência, que fez do Clero Cristão
assalariados do Império. Não podem atribuir a Cristo e à Igreja a imposição
política Imperial, pelo Terror do Cristianismo Holista.
O Império imitou as classes
sociais Arianas em que o Poder Religioso dos sacerdotes era a primeira classe
social. Em Portugal a 1ª Classe social era o Clero e o rei D. João I, fez um
ajuste muito inteligente, mudou a palavra Clero por Espirituais. Não acabou com
a Nobreza mas os Nobres só podiam ser escolhidos para cargos públicos se tivessem
a licenciatura académica adequada. A gestão da terra agrícola e floresta passou
a ser dirigida pelo Governo e tudo foi ordenado para melhorar a distribuição
dos bens agrícolas produzidos, meios de transporte e o tipo de animais que
deviam ser escolhidos para satisfazer essas necessidades agrícolas, comerciais,
comunicação, etc.
Há Erros ideológicos
de Conhecimento, Sabedoria, Ser. Negamos o verdadeiro por causa dos desejos
corporais. Recorde os Aforismos: sinta que eles estão certos. A Renovação da
Ciência Espiritual no último quartel do séc. XIX foi chamada Teosofia. Cada
Ciência tem Língua própria. Para desacreditar os Mestres exploraram Emoções difíceis
de reparar. Repito Ciência até à exaustão; não aceito a estratégia da conversa fiada feita Opinião ideológica.
A opinião justificada merece investigação. A crise que sofremos é de falta de
Ética e Moral. No título lembramos a tradição
Buddhista do Dhammapada para memorizar. Assim ensinaram os Pais Divinos. Há
intemperança, Cientismo substituto de Ciência, Dogmatismo contra a Teologia
universal. A austeridade teutónica foi mal aplicada, usem o étimo Temperança de
D. João I que curou a Crise política de 1383-85, e nos preparou para as Descobertas
iniciadas nas Renascenças do séc. XIV e XV, Clássica e Romântica. Há tanto para
dizer, apoiado em factos simples da vida, cuja Essência vos escapa. Portugal Cristão teve uma Cultura Espiritual oral para ser
repetida de geração em geração. A linda Tradição oral de Educar é Portuguesa.
Humberto Álvares Costa (Médico)
CULTURA
ESPIRITUAL PORTUGUESA (A RECUPERAR)
Sem comentários:
Enviar um comentário