A
Libertação pelas Leis, das limitações da Mente Temporal
A investigação em Ciência Esotérica, não se destina a
descobrir verdades superiores, essas foram ensinadas pelos Mestres; é
necessária para ganhar experiência. O Senhor Buddha deu o exemplo de bem-fazer:
sendo o maior Deus da nossa Humanidade, quando chegou o momento de libertar a
Humanidade através da sua própria Iluminação, experimentou todos os métodos de
despertar espiritual e, por alguns, esteve à morte. Justificou o que já sabia,
os métodos seguidos eram perigosos e ineficazes, testando-os como testamos um
medicamento. Depois disse: comprovei por experiência própria: deu-nos o Método dos Oito Passos.
Quando o especialista vê que o
Cristianismo é uma «cópia» do passado, de religiões que considera falsas, que
não salvam, etc., perde-se ingloriamente ao querer provar que a Religião
oficial é Verdadeira, tudo aquilo que diz não é fundado em factos positivos e
em muitos casos é irracional e incongruente com outras tradições religiosas, a
primeira causa das guerras religiosas. Os Mestres conhecem as causas da
infelicidade humana; nós vivemos n”Eles. É habitual descrevê-las em Sânscrito,
a língua original da 5ª Raça Ariana e chama-se a Filosofia dos Kleshas: o encadeamento das Cinco Causas do nosso Sofrimento que foi
caracterizado e dito que a Libertação do Sofrimento é o inverso, um processo de
ascensão:
Ignorância (Avidyâ)
Þ Consciência do Eu
separado (Asmitâ)
Atracções (Râga)
e
Þ Repulsões
(Dvesha)
Desejo de viver, de
"sentir" (Abiniveshâ)
DOUTRINA DOS KLESHAS, DAS INFELICIDADES
A doutrina dos Kleshas é fundamentada em
realidades cósmicas rigorosas e bem estabelecidas. Não é uma teoria que amanhã
deixa de ser válida e por isso lhe chamámos Filosofia para lhe acrescentar a
qualidade do Imperecível. O Cientista está preparado para ver qualquer teoria
como um passo para a realidade sujeita às nossas limitações. Aquilo que os
Mestres deram ao mundo ao transmitirem os fundamentos da Teosofia e deixando em
aberto, quase tudo por fazer, são doutrinas com um grau de Verdade e Rigor a
que não estamos habituados e por tal motivo não podem ser colocadas lado a lado
com teorias científicas muito transitórias. Os cinco Kleshas, foram decisivos
para psicólogos (o modo como se concebe o desenvolvimento da mente na criança é
esta sequência). A Libertação Espiritual de quatro níveis,
é um movimento inverso:
·
Não desejo de viver para si: não
podemos substituir o desejo de viver por nenhum desejo. Ficaríamos inertes. Mas
podemos desejar a satisfação das necessidades da Vida tanto como as nossas.
·
Não Atracções - Repulsões: temos de substituir os desejos
exteriores por desejos de vida interior que transcende os opostos. Não devemos
eliminar as atracções e repulsões, mas ser atraídos por um intenso amor pelo
Mestre.
·
Não Eu separado: não basta eliminar o desejo de viver para fora, devemos
aspirar a uma vida integrada no Mestre. E não podemos anular, de modo arbitrário,
a força que nos projecta no exterior, sim através de um método de passos encadeados.
Se os Kleshas são as causas da nossa
assimilação à Matéria, invertamos o processo. O desejo de viver para fora tem
de ser anulado por um desejo de limpeza da mente, sem contaminação exterior; a
repulsão substituída por uma mente aberta que olha em igualdade os dois pratos
da balança e não rejeita nem aceita; a atracção pelo pólo oposto, entendida
como amor, por uma pureza de amor unificado, sem pólos; o eu separado, criado
pelo mental, por uma inteligência acima do mental; a verdade exterior,
susceptível de deformação, substituída pela recta vivência da Verdade interior.
·
Não Avidya: não ignorância do Supremo. A realização do Caminho do Yoga.
Entraremos nesse Caminho quando dermos os Cinco Primeiros Passos de uma Escada
de Ouro para a Perfeição humana, inversos aos Kleshas, os Cinco Passos da Queda
na Matéria, todavia, percorridos de baixo para cima: Vida Limpa Mental aberto Coração Puro Inteligência aguda Percepção espiritual sem véu.
Quando quiserem estudar os passos
da formação da mente individual em cada novo nascimento (reencarnação) eles são
os Passos dos Kleshas. Quando pensarem sobre o processo de libertação da mente
pela unificação no Ser, ou sabem a sequência algorítmica dos passos, agora de
baixo para cima ou, literalmente, não entendem e nenhuma fraseologia emocional,
afectiva, melhorará essa ignorância de base que os «espiritualistas»
sentimentais praticam. De facto, na recapitulação da formação do Eu da criança,
há uma sequência idêntica que os psicólogos ingleses demonstraram mas não
sabiam (?) que era um conhecimento milenar. Em Idade de Ciência - sabe ou não
sabe - e se não sabe escusa de disfarçar a ignorância porque se o fizer é uma
irresponsabilidade com altos custos colectivos, que vai punir a sua vida, por
melhor que tenham sido as intenções.
A Libertação é possível, e tem sido o método seguido pelos
que alcançaram a Perfeição Humana, se percorrermos o encadeamento dos Kleshas em sentido inverso: partimos do
desejo de vida separada, e substituímo-lo pelo Desejo de viver a vida como um
todo holístico. E assim sucessivamente... até Vidyâ, o Supremo (o contrário de Avidyâ). O modo como a mente da criança desperta segue a sequência
dos Kleshas. Assim, no processo de inversão, o Homem tem de ser criança,
agora de baixo para cima. Espero que as alusões ao deixai vir a mim as
crianças seja compreendido de modo científico, rigoroso, e não mistificações
sensuais.
Voltemos aos Três Meios de alcançar o Conhecimento Justo
descritos por Patanjali. Enquanto não podemos intuir este conhecimento por
identificação total com ele, temos de nos apoiar no conhecimento transmitido
pelos Mestres e experimentar. Nunca substituir conhecimento por crença. Nunca
corrompam a Diana Efesina (de Phêsi).
«O conhecimento justo (baseia-se em) conhecimento directo, dedução e testemunho».
Patañjali, 1:7. É um Sutra fundamental.
Se não temos acesso ao conhecimento directo, podemos encontrar apoio, uma base de estudo coerente, no testemunho dos Mestres que nos dizem: isto é assim. E podemos confirmá-lo por Dedução. Os Mestres todos Eles vêm dar o Testemunho, a que chamaram Phêsi. Ao assumir o ensino do Mestre como verdade para ser experimentada, deduzo directrizes, pelo método Zetético de investigar. Exemplo: a Psicologia Moderna abriu o Homo ao estudo sistemático e científico da sua mente. No processo do”despertar” psicológico da criança dos psicólogos modernos há um percurso idêntico ao citado no Yoga por Patañjali, que descreveu a sequência que leva o Homo à Queda na Matéria: o processo cósmico da Antropogénese, do Psicodesenvolvimento e da Auto-realização. Saudemos os psicólogos que tocaram algo que no futuro pode descodificar o símbolo da Criança. A criança evolui de baixo para cima. Progride da Mente Elemental para a Personalidade Humana, e desta para o Eu Superior, tal como foi ensinado na sequência dos Kleshas. Em cada novo nascimento, a criança desenvolve-se psicologicamente de baixo para cima, no sentido contrário à génese dos Kleshas, o encadeamento das causas de obscurecimento da Mente determinadas pela Queda na Matéria. Tudo o que é temporal é perecível, dispersa-se com a morte, a cada novo nascimento corresponde uma recapitulação segundo as capacidades já desenvolvidas. O nascimento da criança espiritual (deixai vir a mim as crianças) é um nascimento reverso. É uma Ressurreição.
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