“A característica do segundo raio é o amor, a positiva expressão e manifestação na conduta daquela sabedoria que por meio da simpatia percebe o estado de consciência dos demais e o tem em conta ao relacionar-se com eles.” Assim escreveu Ernest Wood, nos ensinamentos sobre os Sete Raios. ([i]) Separar o Amor da Sabedoria não é correcto, porque o Amor é a própria Sabedoria, não existem um sem o outro.
Cada um, sendo do mesmo Raio Divino pode ter uma Qualidade própria, mas não cometa o erro de pensar que não têm as outras. Não é legítimo fazer comparações entre ambos, antes compreender o que um e outro Mestre precisam de fazer Evoluir em nós e de resolver as nossas enormes carências e o modo como temos sido seduzidos e manipulados pelos nossos próprios defeitos estruturais. A vida de Buddha foi a primeira tentativa para alcançarmos a Libertação. No tempo de Cristo subimos mais um pouco, mas éramos fracos para tão grande esforço,
É o Aspecto de Deus Filho: amem e façam tudo com a Sabedoria do Pai do Céu. É o Assim na terra como no céu. Fazer da Terra o espelho das imagens divinas que são a Sabedoria. É a Qualidade Divina em nós, a melhor prova da existência de Deus. As Qualidades ensinadas do 2º Raio são: sabedoria, amor, intuição, educação, filantropia, generosidade, compaixão. É o grande doutrinador, o inspirador dos maiores ideais pela via da Qualidade do Ser ou Ética. É a expressão da Paidéia, educar para um objectivo Divino. Faz tudo por Amor e por Amor abre todas as portas.
Encontrar a solução mais compassiva entre todas as possíveis é uma característica dos seres do 2º Raio. No que às Qualidade concerne, o 2º Raio é a luz do Amor universal, da Sabedoria, do Discernimento, da Intuição ou experiência directa da Imagem Divina, a Bondade, a Simpatia. É o Filósofo pelo lado Ético (Filo), o Sábio, o Educador, o Reformador espiritual, o protector Omnipresente de todos os que caiem.
Sem comentários:
Enviar um comentário